A receita básica de um bom filme hollywoodiano é um herói, um pícaro (para um ar de descontração) e um bom suspense que prenda o expectador do inicio ao fim.
O herói com toda a sua história mítica nos remete ao nosso 'herói interior', seja homem ou mulher. Essa ponte com o imaginário e o onírico, é também muito utilizada na propaganda, onde o objetivo é despertar a vontade de consumir o que está sendo anunciado. A psicanálise explica muito bem este fato da introdução de elementos míticos que fazem o consumidor se enxergar na telinha. Um exemplo é a dona de casa feliz com o casamento, cuidando dos filhos, com a família perfeita numa propaganda de produtos alimentícios.
O segundo elemento é o pícaro. Aquele personagem engraçado, divertido. Quem não adora um comercial que lhe arranca boas risadas? Normalmente direcionadas ao público mais jovem, que busca mesmo essa descontração. Geralmente são propagandas se cerveja e refrigerante.
E o clássico suspense, que na propaganda aparece como teaser. Frases soltas, textos aparentemente sem sentido... Tudo isso desperta a curiosidade de saber o que é, do que se trata e cria uma expectativa em cima do que será anunciado depois. É, sem dúvida, uma das técnicas que mais funciona.
Por Lica Ornelas
sábado, setembro 22, 2007
De Hollywood para o intervalo da novela!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário