segunda-feira, dezembro 31, 2007

O.o

Depois de tantas propagandas de carro que tem como objetivo mostrar o carro pronto lindo e perfeito, eis que surge esse comercial do Honda Accord 2008 mostrando de forma extremamente criativa como o carro em si funciona.

Sinceramente? E mesmo quem não gosta de física se rende à sua pura beleza nesta amostra para a publicidade.

http://br.youtube.com/watch?v=62MFqBWS4hg

Por Iasmine Amazonas

domingo, dezembro 30, 2007

Banco Nacional do Kuwait

Vocês podem nunca ter ouvido falar mas o Kuwait tem um Banco Nacional, e aqui você poderá ver algumas das diversas propagandas que eles divulgam.
No primeiro VT, eles mostram, de uma forma inusitada, que estão presentes em Londres e também em outras capitais importantes, demonstrando assim seu crescimento.
Na segunda, sempre usando do seu símbolo marcante (o camelo), eles mostram de forma subjetiva que possuem força, poder, potência, através de simbologia.
Vale a pena conferir!




Gladson Amaral

A arte está nos olhos de quem vê.

A agência Clemenger BBDO criou um comercial muito interessante para divulgar uma exposição com obras de Andy Warhol na Austrália. No comercial, podemos perceber que há aparição de algumas referências às obras daquele que viu arte em tudo e influenciou , e muito, a cultura pop.



Por Fernanda Varela

Fonte: midiatico.com

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Spices

É sempre importante manter o estreitamento da relação com o cliente. Encontrar maneiras que façam com que os clientes sintam-se familiarizados. E o restaurante Spices faz bem isso. Ele localiza-se no hotel Colombo no Sri Lanka e conta com uma boa capacidade para atender seus hóspedes e visitantes.

Uma grande idéia é adequar seu cardápio e fazer promoções específicas ressaltando a origem dos pratos servidos. Durante sua promoção do alimento árabe, colocaram no estacionamento tapetes voadores.



De acordo com os relatórios, essas ações fizeram duplicar as vendas!

Por Ana Paula De Marino

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Propaganda BNDES

A última campanha lançada pelo BNDES. Fazem menção a algo tipo a "evolução" de um país, comercialmente falando. Industria comércio etc...



O bom é que muitos não lembram do episódio que envolve esse órgão na privatização da VALE DO RIO DOCE (pois esse é o nome).

Gladson Amaral

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Linda propaganda!

Primeiro gostaria de me desculpar por não ter postado na segunda–feira como de costume. Tive alguns problemas que me envolveram de tal forma a me impossibilitaer de escrever para o blog no dia correto.

E afim de me redimir trago uma belíssima propaganda da Metalsinter uma empresa de filtros. Não sei ao certo se é nova, só achei que ela seria ideal para a época, onde a maioria se preocupa em pensar um pouco na vida de forma séria.



Por Iasmine Amazonas

Uma dupla de sucesso está de volta!

Lembram daquele famoso comercial do Guaraná Antarctica, que trazia o contagiante jingle "Pipoca na panela começa a arrebentar..."? Ele está de volta, e num lugar bem atraente para retornar com toda força.

O relançamento da campanha "Pipoca com Guaraná", de 1991, será feito em pleno carnaval de Salvador e conta com apoio da prefeitura da cidade, que oferece até uma cota para patrocínio oficial para a pipoca.

O jingle batizado de "Pipoca com Guaraná", vai ser interpretado por Carlinhos Brown e começa a ser veiculado nas rádios de Salvador, tendo também, presença garantida nos ensaios e blocos de carnaval.

Com certeza, uma ótima idéia! Sucesso garantido!

Vejam o comercial que foi lançado em 1991:


Por Fernanda Varela

Fonte: PublicidAd

terça-feira, dezembro 25, 2007

Mamãe Noel posa esse mês!

Depois das festas ainda temos a chance de se divertir um pouco, o espírito ainda está no ar.

Na Cidade do México foram colocados nos pontos de ônibus fotos de coisas que lembrariam o natal, mas como diz o slogan: “Nem todos os homens são iguais, mas pensamos o mesmo”.

Assim que a revista masculina Maxim fala diretamente com o sexo masculino, para promover sua campanha de natal. Uma idéia já bastante usada por motéis, mas ainda vale.

Parece que a Maxim deseja um feliz natal bem direcionado para os homens.

Por Rafael Menezes

Saia da gaiola

Um comercial muito bem feito para o portal IG,
A agência Neogama/BBH foi a realizadora desse comercial muito bom para o IG, que busca incentivar as pessoas a aproveitarem o máximo do ano de 2008, literalmente sair da gaiola, fugir um pouco do rotineiro.
A dica é do blog 30" segundos.



Por Rodrigo!

Nova Forma de Anúncio da Som Livre

A distribuidora Som Livre resolveu mudar sua forma de divulgar as suas coletâneas. Trazendo um traço de humor e deixando um pouco de lado a apresentação do conteúdo, a campanha faz a uma referencia aos vídeos postados no site YouTube. Os vídeos mostram pessoas dublando músicas presentes no cd. Confira então, vídeos de divulgação do “Whitney Houston – The Best So Far” e “Queen Collection”:











Por Alexandre Urpia

segunda-feira, dezembro 24, 2007

Boas Festas!




A equipe do Exame de Vista deseja a todos um feliz natal e um ano novo cheio de paz, alegria e criatividade!

domingo, dezembro 23, 2007

Faça sua limonada!

Com o slogan "Esprema o seu", o Grupo Estado lançou um site: Limão.

Um espaço virtual que mistura rede social, serviço e conteúdo multimídia criado pelos próprios internautas.
O internauta então, pode construir seu próprio site colaborativo, através de ferramentas de última geração. Cada um possui um número ilimitado de fotos e músicas, e ainda integrar seus vídeos favoritos e tudo isso em um só endereço!

Para divulgar o site, eles lançaram um vídeo na TV em formato de teaser. Um VT bem humorado e que realmente desperta a curiosidade. Depois de um tempo, foi lançado um segundo vídeo, no mesmo formato.






Por Lica Ornelas

sábado, dezembro 22, 2007

Um tiro na testa

É impressionate como até hoje as mulheres são vítimas de tantos preconceitos. Através de um anúncio marcante, a agência Demner, Merlicek & Bergmann, trouxe a tona um assunto muito presente na vida das mulheres indianas: o alto número de assassinatos sofridos por elas.
Fez-se uma analogia ao símbolo sagrado utilizado pelas indianas, o "terceiro olho", com um tiro na testa.




O anúncio termina com a frase: " Na Índia, todos os anos milhares de meninas são assassinadas apenas por serem meninas"

Por Ana Paula De Marino

Fonte: Dear Ad

Natal real, árvores virtuais!



Mais uma intervenção urbana! Desta vez a responsável pelo feito é a agência One Digital, que usou o muro da própria sede para instalou árvores de Natal virtuais com mensagens presas em leds que as pessoas podem levar para casa.

Para a criação das árvores, foram usados vários tipos de lâmpadas halógenas e leds, que refletem feixes de luz verde, fazendo alusão a própria cor da árvore natalina. Criativo e simples, mas bastante irreverente.

Por Fernanda Varela

Fonte: Reality Publicidade

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Toma um gole de Pepsi e..."Burp"!



A agência AlmapBBDO aproveitou o comercial "Papilas", feito pela própria agência, para a Pepsi Twist, e criou um novo viral que entrou no ar nesta quarta-feira, o 'Arrotês'.

Ao acessar o site da Pepsi, além do usuário poder escrever as palavras que desejar em uma lata de Pepsi Twist, essas palavras poderão ser ouvidas na voz do garoto do filme, que irá falar as palavras durante um arroto, após tomar o refrigerante. O internauta poderá, ainda, enviar as frases arrotadas para o e-mail de qualquer pessoa.

Além do viral e de peças de Internet, o comercial está sendo veiculado pelas principais emissoras de televisão aberta e a cabo, também com mídia impressa nas revistas do Núcleo Jovem da Editora Abril. E em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, o filme também é exibido nas principais salas de cinema.

Por Fernanda Varela

Fonte: PublicidAd

Ruffles, a batata da Blitz!



A agência de ativação da Pepsico, Future Group, com a missão de divulgar os lançamentos da Ruffles - Ruffles Palito e Ruffles Toast, criou uma ação bastante interessante.

A ação consiste num movimento, o "Manifesto do Barulho Ruffles", que contará com frases criativas que serão escritas pelos consumidores da batata. Como forma de incentivo para que os consumidores participem do manifesto, a agência disponibilizou um microônibus para realizar uma espécie de "blitz" com os jovens. As pessoas que estiverem circulando por cidades litorâneas de São Paulo e do Sul do País, poderão entrar no microônibus, ser fotografadas e criar suas frases.

Além de divulgar os produtos, fortalece o nome da marca e a aproxima do consumidor.
Uma jogada, no mínimo, inteligente.

Por Fernanda Varela

Fonte: Propmark

quinta-feira, dezembro 20, 2007

E viva a criatividade asiática!

A agência DDB de Singapura criou uma campanha muito interessante para o produto H4H Hair. Como trata-se de uma fórmula para o tratamento dos cabelos, a agência desenvolveu uma ação onde as promotoras de vendas usam camisas brancas com a imagem dop produto e, no verso, a estampa de uma imagem que simula a continuação do cabelo da modelo. Junto à imagem, acompanha uma frase: "For healthy hair growth" - Para o crescimento saudável cabelo.



Por Fernanda Varela

Fonte: Publicidade no Ato

Começando o ano com o pé...NOVO!



A agência AlmapBBDO foi a responsável pela campanha que promete fazer com que o ano de 2008 seja bastante colorido para a marca de sandálias Havaianas. Além do tradicional design, as havaianas contam com cores vibrantes e alegres para iniciar o ano e o verão intensamente.

As peças contam com criatividade e simplicidade, além de um poema decassílabo e cheio de rimas. O poema que fala sobre paz, tranquilidade, harmonia e aproveita para chamar atenção para lugares onde o consumidor pode usar as sandálias (festas, viagens, praias), além de um par que combine com o cliente usando as mesmas sandálias

Ainda para chamar a atenção do novo ano que está surgindo, a agência colocou nos anúncios, desenhos de fitinhas que trazem sorte enroladas num pé.



Por Fernanda Varela

Fonte: PublicidAd

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Pegue já a sua e vá ...

A Escala criou para a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul um painel interativo, low-tech, com 500 camisinhas.
Além dos painéis e cartazes interativos, a campanha contempla comercial de TV, folders, adesivos e ações de rádio com unidades móveis.
Quando todos os preservativos forem retirados, promotores reconstruirão a palavra para que mais pessoas possam interagir com a peça.
Ação bem bolada e interativa com simplicidade e eficiência



Por Marcelo Yamauti
Fonte: brainstorm9

A Guerrilha de Atlântida.

Em um tempo de consciência ambiental, continuando a falar um pouco sobre esse assunto (Pela natureza), nada melhor que encontrar formas de espalhar as informações para a população.

Na Malásia a agência Naga, usando de forma criativa um local não muito comum para uma mídia, em um tipo de guerrilha, acaba alertando sobre um dos graves males, o aquecimento global. Assim como está escrito na piscina eu traduzo aqui: Não deixe esse ser nosso futuro.

Mas a produção de um visual tão legal quanto esse, acaba rodando fácil na internet e divulgando essa campanha feita “para ser jogada na piscina”.


Por Rafael Menezes

terça-feira, dezembro 18, 2007

Orquestra toca com garrafas de Cerveja

Depois daquela orquestra que tocava com verduras e legumes, agora uma orquestra toca com garrafas de bebida. A música tocada no vídeo disponível no Youtube é o tema da carveja australiana Victoria Bitter (VB).
Não é que ficou um som legal!





Por Rodrigo!

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Quem disse que Coca-Cola só faz mal?



A Coca-Cola, definitivamente, é uma febre no mundo. A estilista japonesa Aya Tsukioka reoslveu criar uma espécie de roupa que, quando fechada, aparentemente, tem o formato de um avental, mas que pode se transformar rapidamente na figura de uma vending machine da Coca-Cola.

Ao desdobrar a roupa, ela cobre a pessoa por inteiro, da cabeça aos pés. A idéia, segundo a criadora e estilista, é que o traje sirva como disfarce contra assaltantes.
Criativa, hein? Mas será que dá certo?

Por Fernanda Varela

Fonte: Publicidade no Ato

Use camisinha...

Comerciais de camisinhas, na maioria dos casos, são bem criativos e espirituosos, como é o caso deste.
"Mantenha o controle da situação, use camisinha!"


Por: Gabriel Dutra

Existem muitos tipos de propagandas. Tem aquelas que tocam as pessoas por serem chocantes, outras que marcam por serem inteligentes, tem também as que são uma super produção, tem as chatas aquelas que se fixam na nossa mente por simplesmente serem chatas e outras que são reconhecidas por serem puramente engraçadas. E por falar deste ultimo tipo, a Hipercard realmente sempre soube usar deste argumento, particularmente eu me “acabei” de rir.

Por Iasmine Amazonas

Que merda é essa???

Primeiro, devido a problemas técnicos, foi impossível a postagem no dia de ontem.
Então, venho hoje pra apresentar a vocês uma campanha chinesa coberta de criatividade e com uma critica importante de forma chocante.
Criada pela agência chinesa Guangdong para a ONG GFEP (Greenfamily Youth Association of Environment Protection), essa campanha tem a intenção de alertar governo e sociedade para a questão do tratamento sanitário. Com a despreocupação do governo para com a poluição nos rios e córregos da cidade foi necessário tomar uma providência. O resultado foi esse:




Gladson Amaral
Fonte: Publicidade no Ato

Anúncios interagindo.

A agência canadense Bos Toronto usou da criatividade e inovou na hora de veicular sua propaganda.
Ela utilizou como mídia, projeções noturnas, que não é nenhuma novidade, mas que foi usada de forma criativa e eficaz.
Os vídeos ficaram parados por alguns segundos e depois começavam a se movimentar e a interagir entre si.
A campanha foi para a Fido, provedor wireless de Toronto.



Fonte: Bicho de Goiaba

sábado, dezembro 15, 2007

Lei proíbe publicidade em estradas estaduais (RJ)

Essa semana, foi exibido no Jornal Nacional uma matéria falando sobre uma nova lei que regulamentava as propagandas. Por não ter acompanhado a reportagem do começo fiquei sem entender sobre o que realmente se tratava de fato. Como me encontrava sem internet resolvi persquisar e achei o ZYMBOO.com uma reportagem falando sobre o assunto.

"A lei 5.137/07, que proíbe a publicidade nas rodovias e vias expressas do estado, foi sancionada na quinta-feira pelo governador Sérgio Cabral.
De autoria do deputado Alessandro Calazans (PMN), ela restringe a instalação de painéis luminosos, outdoors, letreiros e outros tipos de propaganda nas estradas.
De acordo com o texto, nenhum anúncio poderá ser instalado na faixas de domínio das rodovias ou em locais que prejudiquem a sinalização, a visão em perspectiva dos motoristas e pedestres ou que causem algum tipo de ameaça a quem trafega pelas vias públicas. O desrespeito à legislação poderá custar multa de até R$ 17 mil.
A lei já nasce sob o signo da polêmica: no texto, não fica claro se ela é aplicável apenas às rodovias estaduais ou a todas as estradas ou vias expressas do estado, incluindo as da cidade do Rio de Janeiro.
Se a lei for aplicável apenas às rodovias sob administração do estado, importantes vias expressas como a Linha Vermelha, a Linha Amarela e a Avenida Brasil não estariam sujeitas à nova legislação."


Como todo mundo sabe, a tendência nas grandes cidades é retirar grande parte das propagandas, que são consideradas como poluição visual. Aí nos resta agora, explorar os outros tipos de mídia...

Por Alexandre Urpia
Fonte: ZYMBOO.com

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Um relatório pré-cozido!

Você deve estar acostumado a comprar os tais alimentos conhecidos como semi prontos, só colocar no forno e comer: pizza, lasanha, relatório anual da Podravka... É até relatório, embora ele não seja para comer, dá para se deliciar com tanta criatividade!
Definir criatividade pode ser difícil, mas com certeza este relatório é um belo exemplo! A agência Brukete & Zinić projetou a campanha para companhia de alimentos Podravka.



Chamado “Well done”, o relatório caracteriza as páginas em branco impressas com tinta thermo-thermo-reactive que, após ser envolvido na folha e ser cozinhado por 25 minutos, revelam o texto, receitas e as imagens.

( Páginas vazias)


Para poder cozinhar como Podravka você necessita ser um cozinheiro preciso. Só assim,você pode revelar segredos de Podravka. Deve-se cobrir o livreto na folha de alumínio e o cozer em 100 graus Célsio por 25 minutos. Se você não for preciso, o livreto queimará, assim como todas as refeições. Se você cozer com sucesso sua amostra do relatório anual, nas páginas vazias aparecem os textos, receitas e as ilustrações dos alimentos.






Grande idéia! Só faltava ter gosto também!


Por Ana Paula De Marino

Música para refrescar os ouvidos



A agência Bullet resolvou inovar de forma extrema. A agência idealizou uma promoção denominada "iPod no Palito", onde 10 mil iPods Shuffle serão colocados, literalmente, dentro dos picolés Fruttare, da Kibon. A partir de 18 de dezembro, os consumidores já poderão torcer pra encontrar seus iPods, comprando o produto que já estará disponível em todos os pontos-de-venda da marca no Brasil.

A ação, que custou nada menos que R$ 12 milhões (sem contar, claro, o valor das compras dos aparelhos da Apple), funciona de forma simples: o cliente dirige-se até um dos postos de venda do produto, adquire qualquer picolé da marca Fruttare e, caso encontre um iPod dentro da embalagem, deve ligar para o "0800" que pode ser encontrado na própria embalagem, e informar o número de série para que possa receber em casa não só o manual de instruções e o certificado de garantia do aparelho, como também o picolé Fruttare que comprou.

Desde março deste ano, a Kibon e a Bullet pensam em como realizar esta campanha, já que foi complicado achar uma forma de inserir um iPod dentro do picolé, sem que fosse perceptível ao consumidor saber qual picolé teria o aparelho dentro de si. E mais, achar um iPod que resistisse à temperatura de um freezer (cerca de -20ºC, não foi uma tarefa nada fácil.

Segundo Mentor Muniz Neto,sócio e diretor da agência Bullet, a promoção da Kibon ultrapassou várias barreiras foram ultrapassadas: "A Apple precisava ser convencida de que o iPod armazenado em condições extremas – previstas em manual – teria seu bom funcionamento garantido. Para isso até Cupertino, sede da Apple, foi envolvida. O blister precisaria ter o mesmo formato e o peso de um picolé Fruttare para não ser identificado pelo consumidor. A Bullet ‘emprestou’ sua criatividade a um fornecedor que conseguiu superar as expectativas. Aprovar tal promoção com a Caixa Econômica também teve que ter empenho para mostrar que esse upgrade de mecânica não esbarra em nada previsto em lei", afirma.

A promoção é válida até março/2008, e permanecerá durante todo o verão, já que é o período de maior procura pelos produtos da Kibon (cerca de 70% dos picolés da marca são consumidos no ano).

A McCann Erickson desenvolveu um comercial que será veiculado em TV aberta e em cinemas. Além disso, foram criados pela Bullet materiais para o ponto-de-venda que já estarão instalados a partir da próxima semana.

Por Fernanda Varela

Fonte: Portal da Propaganda

quinta-feira, dezembro 13, 2007

É Natal, é Natal...

Já que é época de Natal, vamos relembrar alguns comerciais natalinos...

Primeiro uma campanha da Center Norte (um complexo comercial e "feirístico" de São Paulo). De forma bem divertida, a Fallon retratou o famoso 'Amigo Secreto' que ocorre na maioria das famílias nessa época de Natal. O VT foi veiculado no natal de 2006 e ganhou vários prêmios.
mais uma vez o humor dando certo.

Fonte: Blogcitário



Agora uma campanha linda, meiga e "fofa". Também veiculada em 2006, a campanha da Compainha Zaffari (uma empresa brasileira que possui uma rede de supermercados e hipermercados no Rio Grande do Sul, além de shopping centers, sendo um em São Paulo).



Por Lica Ornelas

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Vista-se de Erva

A McCann criou um cartaz para a Grass Roots Hemp Store, loja que utiliza fibra têxtil do hemp (maconha) nas suas roupas.
Através de efeito de ilusão de ótica, o anúncio traz uma sensação viajante,
mas é bom lembrar aos “usuários” que estas peças são para vestir, e não para outros fins.



Por Marcelo Yamauti

Fonte: lá fora

terça-feira, dezembro 11, 2007

Criatividade essencial.

Alguém aqui já parou para pensar o que realmente é criatividade? Mas a verdade é que todos nós temos uma idéia diferente a respeito da mesma.

Várias vezes a criatividade é confundida como um mistério, provavelmente uma mágica concedida a poucos. Mas resumindo seria simplesmente a habilidade de produzir idéias, coisas novas e originais ou apenas encontrar uma maneira de combinar coisas e/ou idéias velhas.

Na publicidade devemos perceber como é difícil produzir campanhas com o conceito de criativa, já que ela não apenas torna a campanha mais bonita, mais engraçada ou mais legal, mas que ela apresenta uma idéia conceituada simplesmente como original.

Mas não é possível esquecer que ser original é ser necessariamente claro e objetivo, todos os pontos básicos para a produção da campanha devem estar presentes, já que não podemos esquecer que devemos resolver os problemas do anunciante e atender aos interesses da empresa contratante.

Claro que conhecemos diversos anúncios criativos, mas só para não perdemos o fio da meada ai vai alguns exemplos de excelentes produções que são eficazes e criativas.

A primeira contra a caça de baleias na Austrália, produzida pela agência Republic of Everyone em conjunto com a Happy Soldiers, não precisa nem falar muito né? a imagem já é bem chocante

.

Em seguida duas produções da Leo Burnet, uma delas feita para um site que faz busca de empregos na Aústralia, contendo uma lupa pendurada para você “buscar” o site seek.com.au no anúncio (entenderam o trocadilho?).

A outra produção veiculada na Hungria lhe leva a imaginar o poder de sucção do aspirador de pó da Samsung, provavelmente se aproveitando do anúncio ao lado, este que tem exposta uma mulher nua, como se o eletrodoméstico tivesse sugado suas roupas.



Por Rafael Menezes

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Whopper comera seus deliciosos cinqüentões

Essa semana será comemorado o 50° aniversário do carro chefe da rede de fast food Burger King, o Whopper. Uma coisa legal foi criar interatividade com público consumidor do sanduíche. A Crispin Porter + Bogusky teve a idéia de criar um site (Whopperfreakout.com) com alguns vídeos mostrando a reação dos consumidores quando o funcionário da Burger King diz que não serão mais servidos os sanduíches Whopper.
Bem legal a ação, um jeito estranho de comemorar o aniversário de alguém sem a presença do aniversariante!
Abaixo vai um dos vídeos disponíveis no site



Por Rodrigo!

"Rede Globo"

Depois de alguns anos tentando diversificar , a Rede Globo finalmente conseguiu realmente mudar sua vinheta de final de ano sem sair do esquema – colocar “as caras” da emissora cantando a musica “um novo tempo” – que teve como tema a união entre todos aqueles que trabalham na rede de comunicação e fazem dela além de oficio , um ócio também.


Para deixar mais criativo a praxe costumeira eles colocaram, ao invés das pessoas cantando, bonequinhos (desenhos das pessoas) trabalhando para fazer da Globo o que ela é. Apesar de toda “lenga – lenga” o vídeo é uma gracinha. Pelo menos não dá vontade de mudar de canal quando ele passa.


Vejam só!


Por Iasmine Amazonas

NOOOOOOSSSSAA!!! É a SKY!!!

Corrigindo uma falha minha na postagem de ontem, quando ja haviam postado um vt, estou colocando esse novo post pra me redimir.
Não sei se vocês tem notado, mas as propagandas da SKY estão cada vez mais legais, divertidas e criativas. Quando vi esse vídeo minha única reação foi "NOOOOOSSSSA"!!!
A agência tem se superado nas produções. Parabéns!



Gladson Amaral

domingo, dezembro 09, 2007

Natal Claro

Domingo, férias... Que bom!!!
Bem, a escolhida desse domingo é essa propaganda sencacional da Claro, que vem para abrir a temporada caça aos clientes do natal. De forma meiga a propaganda utiliza crianças hiper fofas para mostrar tanto a proposta de valores por minuto das ligações Claro para Claro quanto os aparelhos modernos. O Atrativo é que os garotos usam celulares ao invés dos tradicionais walk-talks. E aproveitando o sucesso do filme tropa de elite a propaganda termina com um "pede pra sair" que ja virou mania nas ruas de todo o Brasil.
Vale a pena conferir!


Gladson Amaral

Abraçando essa causa!

Reflorestamento. É justamente por demonstrar preocupação com essa questão ambiental que a SEAP Eucalipto Tratado, empresa que tem diferencial por trabalhar apenas com árvores de reflorestamento, resolveu se unir à agência Blues Comunicação.

A agência, que já atende a SEAP, criou uma campanha divertida e que desperta curiosidade. Visando mostrar aos consumidores o quanto é importante preservar o meio ambiente, a agência criou uma peça onde aparece uma foto de um homem com os braços abertos e, posteriormente, amarrados a algumas árvores da cidade.

A ação foi desenvolvido, até então, apenas pela agência de Uberlândia MG e foi muito bem aceita, além de bastante elogiada.





Por Fernanda Varela

Fonte: Bicho de Goiaba

sábado, dezembro 08, 2007

Desafio Fruttare

A Kibon juntamente com a McCann Erickson, desafiou o ator Rafinha Barros a passar 30 dias sendo filmado com atitudes totalmente naturais. Ele terá que se alimentar de coisas naturais e agir espontaneamente, falando sempre a verdade. O objetivo da campanha é Mostrar que o Fruttare é um produto saudavel feito a base de frutas naturais. O desafio do Rafinha acontecerá até dia 23 de dezembro, quando será postado o último vídeo. Após o fim da campanha o site permanece disponível por até 2 meses. A campanha contará também com um video para TV.

Confira o site da campanha: http://www.desafiofruttare.com.br/


Por Alexandre Urpia

Viva o lado Cola-Cola...

Sim... Já são mais de 7 décadas com campanhas do Papai Noel, inclusive há alguns que defedem o bom velhinho com suas vestimentas rubro-brancas como uma idelização da Coca-Cola. Mas isso é uma discussão que percorre quase a mesma quantidade de décadas da veiculação do anúncio.

E o comercial deste ano não poderia faltar!
Foi uma criação da
McCann Erickson Madrid (Espanha) e adaptada para todos os países que a Coca abrange.

Ficha técnica Espanha:

Título: WhiteXmas
Produto: Coca-Cola
Agência: McCann Erickson Madrid
Direção de criação: Marcos García e Alejandro Mayáns
Produtora: Albiñana
Trilha: Irvin Berling

Ficha técnica de adaptação para o Brasil:

Título: White Christmas
Campanha: Natal
Produto: Coca-Cola
Cliente: Recofarma
Diretor de criação: Adriana Cury, Luiz Nogueira, Zil Ribas
Redator: Zil Ribas
Diretor de arte: Guilherme Pecego
Produtora: É Produções
Diretor de adaptação: Maurício Salles




Por: Gabriel Dutra

Salvador, acontece

Isso aí! Acontece em Salvador, essa semana, o XI festival nacional de Vídeo - Imagem em 5 minutos. Criado em 1994, inicialmente por baianos, o Festival de 5 minutos estimula e difunde a produção independente, o que é muito bom para quem quer ingressar nessa área de audiovisual.
Cerca de 800 vídeos já foram selecionados e premiados nas 10 edições do evento, contemplando vários estilos e vários estados brasileiros.

A mostra competitiva desse ano acontecerá do dia 10 ao dia 15 de dezembro e terá R$30 mil em prêmios, sendo que o primeiro colocado receberá R$10 mil. O cinco ganhadores terão um programa especial na TVA e entrarão na programação transmitida para São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Os cinqüenta selecionados estarão disputando também o prêmio de aquisição Porta Curtas Petrobrás.

O festival é organizado pela Diretoria de Artes Visuais e Multimeios – Dimas, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, órgão da Secretaria de Cultura do Estado.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia fez uma parceria com a TV UNIFACS e a Lampião Filmes (Produtora na qual eu sou estagiária), deixando-as para produzir o making off do festival. O vídeo abrirá a noite de encerramento do evento.

Por Lica Ornelas

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Ninguém "cultiva" ketchup como Heinz

De forma bem objetiva, com uma mensagem rápida e com belas imagens, a publicidade da Heinz passa sua principal idéia: o cultivo próprio dos seus tomates, e com isso enobrece sua qualidade. “Ninguém cultiva ketchup como Heinz.”




Por Ana Paula De Marino

Agora é Apenas Vale

A Vale pretende consolidar sua imagem de companhia brasileira com atuação global. O novo posicionamento e a nova marca da Vale foram criados pela empresa norte-americana Lippincott Mercer e sua parceira no Brasil, a Cauduro Martino. A Lippincott, que é líder em design e estratégia de branding, tem entre seus principais clientes Motorola, Rede Globo e Coca-Cola. A empresa ressalta que não há mudança de nome da empresa, e sim o reforço da palavra "Vale". A ação conta com um VT criado pela agencia AFRICA.
A empresa Vilage Marcas e Patentes, responsável pela marca de calçados paulista Vitelli informou que vai processar a Vale do Rio Doce por causa da semelhança entre as marcas. Segundo a Vilage, o pedido de registro referente à marca Vitelli foi requerido junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial no dia 4 de dezembro de 2002 e além disso a Vitelli tem as garantias legais sobre a logomarca, asseguradas pelo Direito de Autor (Lei nº 9.610/98), independentemente de registro. A assessoria da Vale disse que a empresa ainda não foi informada de nenhuma ação judicial, mas alegou que “existem diferenças significativas entre as duas marcas.”

Abaixo, o logo da Vitelli, da Vale e o vídeo de campanha:




Alexandre Urpia
Fonte: Propmark / Blog Bencom

1001 utilidades, 1001 campanhas!



O Garoto Bombril, Carlos Moreno, vai receber uma mais do que merecida homenagem. Após estrelar como garoto propaganda da Bombril por cerca de três décadas, o ator acaba de estrelar a sua 1001ª campanha pela marca.

Para comemorar o número da peça, que faz alusão ao slogan do produto ("Bombril, 1001 utilidades!"), a Clio Editora está lançando o livro "Eterno - 1001 Anúncios da Bombril", obra que reúne todos os anúncios da Bombril publicados em contracapas de revistas, cujo ator participa.

O livro "Eterno", reedição do livro "Soy Contra Capas de Revista", com anúncios publicados entre os anos de 1997 e 2000, une as peças veiculadas entre o período de 2000 e 2007 e marca a comemoração dos 30 anos da mais famosa campanha publicitária brasileira.

"Este livro é uma peça de colecionador para alguns e uma homenagem a todos os envolvidos no trabalho, de criadores a maquiadores, de clientes a musos e musas inspiradores", diz o publicitário Washington Olivetto, da W/Brasil.

Dentre inúmeras peças veiculadas, a obra "Eterno" apresenta as 87 consideradas "principais", inspiradas em fatos, acontecimentos e pessoas do dia-a-dia. Ilustrando a capa do livro, temos Carlos Moreno caracterizado do rei do futebol, Pelé, já que este é o "Bombril do futebol".

Falando um pouco da história desse personagem que cativou todo o país, o Garoto Bombril foi criado por Olivetto e Francesc Petit, no ano de 1978, para anunciar um novo produto da Bombril, o lava-louças Bril.

Diante tanta aceitação e tanto sucesso, o Garoto Bombril passou nãoa penas a ser estrela dos comerciais, mas porta-voz da empresa. Durante esta longa caminhada de 30 anos, essa união da Bombril e do "seu garoto", proporcionou aos seus criadores muitos prêmios da publicidade nacional e internacional e mais: foi pioneiro, implantando a linguagem coloquial na propaganda brasileira, além de gerar modismos, paródias, estudos, teses e monografias, entrou para o Livro Guinness dos Recordes e para a cultura popular.

A receita para tanto sucesso é uma mistura de vários ingredientes, a começar pela simpatia, carisma e,. principalmente pela inteligência e vontade de ousar, inovar. A proposta de romper com os padrões de comunicação de produtos de limpeza, apostando numa mensagem mais divertida e contemporânea foi fator fundamental é a empatia do público com o personagem.

Por Fernanda Varela

Fonte: PublicidAd

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Cia de Humor em propaganda

A Faculdade Cantareira (São Paulo) apostou no humor para divulgar os cursos que oferece.
Em outubro desse ano, lançou no youtube vários vídeos, um para cada curso oferecido pela faculdade. Os vídeos foram uma parcecia com a Cia Barbixas de Humor e já estão fazendo o maior sucesso no youtube.

É uma forma interessante de atrair o publico jovem que engressará na Faculdade.O humor é, sem dúvida, uma das melhores técnicas de atrair o público, principalmente os jovens.
Ainda mais o grupo Os Barbixas, que já estão na estrada desde 2001 com esquetes e vídeos no youtube. E pra completar, os vídeos foram veiculados no youtube, um site muito acessado pelos jovens. Uma forma diferente de se divulgar e que tem dado certo.



(Agronomia)



(Publicidade)



(Direito)



(Música)



(Administração)



Por Lica Ornelas

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Mais uma mídia alternativa

Apesar dessa campanha ser antiga..eu ainda não tinha visto, e além disso, acho que nunca vi nenhuma agência usando essas cancelas de estacionamento para divulgar algum produto, não com tanta objetividade!



Postaram aqui no mês passado, outra campanha para esse mesmo remédio "Levitra" parece que as duas campanhas seguiram o mesmo padrão de objetividade e usaram muito bem a criatividade!

Por Clarissa Mattos

Fonte: Brainstorm#9

Pirataria

A pirataria atinge os automóveis! Pensando nisso, a Giovanni Draft FCB desenvolveu uma campanha impressa para a Fiat, em luta contra a pirataria de suas peças. A peça recebe o seguinte título: “Um Fiat só é um Fiat com peças genuínas”.

O objetivo da campanha é gerar impacto, algo de fácil assimilação, e a mensagem passada pela campanha é para conscientizar as pessoas de que é mais vantajoso comprar peças legítimas.

“Ainda é muito comum que, para reduzir custos, o consumidor utilize peças falsificadas em seu carro. A idéia com esses anúncios é mostrar que elementos importantíssimos, como performance e design, podem ser fundamentalmente prejudicados com ações desse tipo”, destaca Sidney Araújo, diretor de criação da Giovanni Draft FCB.

As peças apresentam um texto que cita os riscos de se usar peças piratas. Em contrapartida, mostra as vantagens que os produtos genuínos proporcionam.

As peças serão veiculadas em sistema de rodízio nos meses de novembro e dezembro e, a priori, terão sua veiculação apenas em revistas direcionadas, tendo continuidade em revistas de grande circulação, como Veja e IstoÉ.





Por Marcelo Yamauti

Fonte:portaldapropaganda

terça-feira, dezembro 04, 2007

Pela natureza

Vamos melhorar o mundo, diversas vezes já ouvi isso na televisão, normalmente super-heróis dizem isso.

Mas em alguns casos, certas empresas tentam realmente praticar algumas bondades. Uma delas pode ser a implantação da energia eólica para cobrir uma grande parte da produção de eletricidade a partir de energia nuclear.

Para mostrar como essa empresa realmente se preocupa com um assunto tão complicado como esse que através da agência 303 Perth, a Sinergy , empresa australiana que lida com energia elétrica pelos lados de lá, resolveu divulgar seus serviços e melhorar sua imagem, fazendo uma alusão a energia nuclear através de cata-ventos geradores de energia eólica.

Utilizando de simplicidade eles conseguem transmitir uma excelente idéia, a frase usada resume tudo que precisa ser dito: Pegue sua energia do vento!

Então pessoal, vamos falar ai, o que fazemos em pró da natureza.

Eu falando sério, faço de tudo para economizar água aqui em casa, e vocês fazem o que?


Por Rafael Menezes

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Bem vindo à Era Digital

A agência DM9DDB já está inserindo as suas peças publicitárias no mundo da TV DIGITAL.

Com um comercial para o Banco Itaú, a agência produziu um filme completamente digitalizado. O dia escolhido para estréia do comercial foi este domingo, dia do lançamento da transmissão do sinal digital no país, no intervalo do programa "Fantástico", da Rede Globo. O filme será exibido durante a semana, em horários de pico de audiência (intervalos como os da novela de horário nobre, Duas Caras; "Tela Quente", dentre outros programas record de audiência na emissora).

O comercial de 30'' não perde a sua característica principal. Continuam aparecendo diversas pessoas, com as suas mais variadas personalidades, desenhando o símbolo do Itaú no ar, mas, desta vez, o vídeo recebe a seguinte locução: "Existe um banco que é como eu e como você. Que está na era digital, mas também é humano. Existe um banco que é como eu e como você, que investe em sonhos, sorrisos, sucessos. Existe um banco que faz parte da minha vida e da sua. Então, que banco você acha que estaria ao seu lado na primeira transmissão digital do Brasil? Você sabe pela cor, você sabe de cor quem é feito para você".



"O Itaú é o banco da era digital e, por isso, é natural estarmos presentes na primeira transmissão digital do Brasil. É uma forma de apoiar este importante movimento tecnológico do país e de reafirmar nossa vocação de inovar sempre para oferecer o melhor aos nossos clientes", afirma Cristiane Magalhães, diretora de Comunicação e Marketing do Banco Itaú.

Por Fernanda Varela

Fonte: PublicidAd

Depende de como vemos as coisas

A partir desse famoso "ditado", aquela frase que a gente costuma ouvir, particularmente eu ouço muito :"Ah, que isso..isso é o que você acha, mas se você por outro lado...". Bom, é isso que a BBDO (http://www.bbdo.com/) de Nova York quis sugerir com a campanha “See both sides of the story (Veja ambos os lados da história)” para a BBC (http://www.bbc.co.uk/?ok), um cana de notícias.

A idéia simples com um toquezinho de guerrilha conseguiu transmitir bem que o canal de noticias está de acordo com a verdade, não importa o lado. A ação foi colar painéis em esquinas de prédios com imagens que a depender do ângulo que estamos olhando podemos ter uma interpretação diferente!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Interessante, criativa e legal!

Por Rodrigo!

Fique esperto!

As pessoas sempre arranjam um jeito para resolverem desafios da vida. Só que se há uma forma de diminuir esses obstáculos, a vida fica bem mais simples.


Eis minha dica. Com essa propaganda muito criativa pode-se ver quais problemas são simples ou difíceis de resolver!! ;))


Por Iasmine Amazonas

Criando conceitos

Em primeiro, desculpas aos meus fieis leitores por nao ter postado como tradicionalmente faço aos domingos. Problemas pessoais.

Bem, essa aqui me mandaram no e-mail, eu achei ao mesmo tempo engraçada e tendenciosa. Entretanto, ja que o nosso papel (publicitarios) é criar e modificar conceitos eu penso que tenha sido perfeita. Contudo, vendo do lado mais "humano", vejo que é uma séria agressão aos consumidores. Só vendo pra tirar suas conclusões.



Gladson Amaral

Exame de Elite!


Seguindo o meme no qual Caio, do Blogcitário, indicou o Exame de Vista como um Blog de elite.

Gostaria também de agradecer por Caio citar o Exame como "um blog com futuro promissor". E os blogs que o Exame indica para serem "Blog de Elite":

01 - Ad Me
02 - Adivertido
03 - Midiatico
04 - Comunicadores
05 - Ci9

Ho-Ho-Ho de batom!

A campanha de natal do Boticário saiu por R$ 12 milhões (em investimentos totais, incluindo ações de marketing).

Produzida pela AlmapBBDO, a campanha intitulada "O Boticário Ilumina sei Natal" está sendo veiculada em jornais, TV, outdoor, internet e rádio. Reforçando o posicionamento da marca "Você pode ser o que quiser", a campanha é assinada como "Neste Natal, Acredite em Você"

A campanha começou a circular no mês de novembro, em merchandising em programas de TV, como o Domingão do Faustão (Rede Globo) e Hebe Camargo (SBT) e também em revistas mensais e nas próprias lojas. O grande impacto da campanha foi o vídeo, que começou a veicular no dia 25 de novembro e traz a idéia de homenagem aos consumidores, incluindo o Papai Noel, símbolo da época natalina.

Eles conseguiram utilizar o elementos básicos do Natal, como a cor vermelha e a magia do Papai Noel (incluindo o ‘Polo Norte’ e a chaminé). O vídeo ficou bem interessante e bem criativo, fugindo da ”mesmice” que rodeia as propagandas natalinas.




Por Lica Ornelas

sábado, dezembro 01, 2007

Tv Digital

Amanhã, 02/12/07, começa a primeira transmissão de Tv Digital na Grande São Paulo.
Como aquecimento, deixo aqui os videos da campanha exibidos na TV.








Por Alexandre Urpia
Créditos dtv.org.br

Não ignore os números!

Não! A AIDS não está curada! Deixou 3 milhões de mortos em 2006. Existem 40 milhões de portadores da doença.
Com esses valores numéricos tão altos, a campanha da GAPA-Ba (Grupo de Apoio à Prevenção à Aids) realizou a campanha "Não igone os números."

Um criação Bahia...

Título: Combate à AIDS
Anunciante: Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA - BA)
Agência: Propeg




Por: Gabriel Dutra