domingo, março 30, 2008

Jogador de basquete negro comparado a famoso macaco-monstro?

A capa da revista Vogue está causando a maior polêmica nas terras norte-americanas.
Uma foto tirada pela conceituada fotógrafa Annie Leibovitz, que vem sendo taxada de preconceituosa, causou um grande alvoroço.



Segundo os críticos, a foto, que estampa a imagem do jogador de basquete LeBron James abraçado com a modelo brasileira Gisele Bündchen, faria uma alusão ao filme King Kong, pelo fato do jogador aparecer com a coluna levemente encurvada, além de ter sua dentadura bastante exposta e estar agarrando a modelo de aparencia frágil e sorridente. Gisele usa ainda, um vestido de noite.



Como nos Estados Unidos, diferente do Brasil, as questões raciais são levadas bastante a sério, os críticos fizeram questão de analisar alguns cartazes de 1993, do filme King Kong, e comparar à capa da Vogue.

Annie Leibovitz já havia fotografado Gisele, junto ao ator Mikhail Baryshnikov, quando a modelo interpretava o personagem Wendy, e o ator fazia o papel de Peter Pan (trabalho realizado para a Disney).



É um caso a se pensar. Tanta semelhança seria mera coincidência, ou a fotógrafa fez uma alusão ao filme?

Por Fernanda Varela
midiatico.com

2 comentários:

Anônimo disse...

PORQUE ? NEGRO NÃO É MACACO NÃO?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

não me parece ser racismo essa foto... nos jogos de basquete é comum proteger a bola com o corpo, encurvando um pouco a coluna...